domingo, 3 de novembro de 2013

Oficina Temática Inês de Castro


A Zona Noroeste é um distrito da cidade de Santos, litoral de São Paulo, com uma população de mais de 120 mil habitantes, moradores dos  bairros da Alemoa, Areia Branca, Bom Retiro, Caneleira, Jardim Castelo, Chico de Paula, Outeirinho, Jardim Piratininga, Jardim Rádio Clube, Saboó, Santa Maria, Jardim São Manoel, Vila São Jorge, Vila Progresso, Ilhéu Alto. Limita-se ao norte com o Estuário e o Largo do Carnéu,  ao sul com a cidade de São Vicente, a leste com o bairro do Valongo e alguns morros, e a oeste com o rio Casqueiro.
A ocupação da Zona Noroeste data da década de 1950, com a instalação do Polo Industrial de Cubatão. A Avenida Nossa Senhora de Fátima é muito  importante para a região,  atravessa vários bairros do distrito, desde a Marginal da Via Anchieta até a divisa de São Vicente, (divisa-Tambores).
A  Oficina Temática Inês de Castro, que será realizada no Centro da Juventude da  Zona Noroeste, almeja estimular o prazer da leitura através de um novo conceito entre arte, literatura, e escrita: almejando  compartilhar o legado da literatura portuguesa, visando a iniciação ao desenvolvimento sócio cultural; literatura como instrumento de humanização da juventude urbana.
Os jovens da Zona Noroeste participarão de uma oficina temática inesiana com leituras públicas extraordinárias, capazes de conduzi-los à uma incrível jornada no tempo rumo à Coimbra medieval, porque “ler é viajar sem sair do lugar”, como na frase  acima sublinhada da Fundação Inês de Castro, direcionada para o  incentivo à leitura no Brasil.    

A Oficina Temática Inês de Castro terá a participação especial  do artista plástico e poeta brasileiro, Amorim, da pedagoga portuguesa, Teresa Teixeira, que atualmente dedica-se à literatura, poesia e arte digital, e da teatróloga Jam Pawlak, fundadora e atual presidente da Organização Neo Humanitarismo Universalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário