Pular para o conteúdo principal

Prêmio Anita Garibaldi em Defesa dos Direitos da Mulher


II FÓRUM VOZES FEMININAS EM PROL DOS DIREITOS HUMANOS
PRÊMIO ANITA GARIBALDI EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER
Heroína de dois mundos. Exemplo de dedicação e coragem no Brasil e na Itália.

Em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher de 2014, a Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, está lançando a primeira edição do Prêmio Anita Garibaldi em Defesa dos Direitos da Mulher, para homenagear mulheres de destaque na sociedade santista; notáveis  personalidades femininas indicadas ao Prêmio Anita Garibaldi na Cidade de Santos, litoral sul do estado de São Paulo, que contribuíram para o desenvolvimento social em diversas áreas de atuação.
O Prêmio Anita Garibaldi em Defesa dos Direitos da Mulher é um tributo à Lei 12.615 de  30 de abril de 2012, que determinou que o nome de Anita Garibaldi, (Ana Maria de Jesus Ribeiro), fosse inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia em Brasília, Distrito Federal. Trata-se de uma iniciativa da Comissão da Mulher Brasil-Itália da Organização Neo Humanitarismo Universalista ONH-U, sob a presidência  de Jam Pawlak, em parceria com a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Santos, sob a presidência da Vereadora Fernanda Vannucci, e com a Coordenadoria de Políticas para a Mulher, Secretaria de Defesa da Cidadania da Prefeitura de Santos,  sob a coordenação de  Diná Ferreira Oliveira.
Para a seleção das indicadas são consultados jornalistas e formadores de opinião com atuação regional; na primeira edição do prêmio Anita Garibaldi em Defesa dos Direitos da Mulher, foram pré-selecionadas 32 personalidades femininas que se destacaram  por suas ações humanitárias durante o ano de 2013 na cidade de Santos:  
- Camila Genaro
- Carol Santos
- Catharina Apolinário
- Conceição Dante
- Clara Sznifer
- Claudia Alonso
- Edna Daguer
- Elza Pereira dos Santos
- Gesuína Domênica Ferretti
- Gilze Maria Costa Francisco
- Helena Gomes
- Joanna Rocha
- Lenir Pereira
- Lúcia Teixeira Furlani
- Madô Martins
- Maria Ignez Pereira Barbosa
- Maria Teresa Teixeira Pinto
- Marlene Zamarioli
- Neuza Bento
- Regina Alonso
- Regina Célia Siqueira
- Rosangela Grech
- Rosilma Menezes Roldan
- Samara Margareth Conceição Faustino
- Sarah Rodriguez
-Selma Reis Lapa
- Sílvia Teixeira Penteado
- Sol Martines
- Tatiana Evangelista
- Terezinha Calçada
- Thaís Horta Lotfi 
- Vera Andrade

Indicadas por Categoria

Ativismo Social:
Claudia Alonso
Elza Pereira dos Santos
Maria Ignez Pereira Barbosa
Selma Reis Lapa
Sílvia Teixeira Furlani
Tatiana Evangelista

Cidadania:
Conceição Dante
Edna Daguer
Elza Pereira dos Santos
Lúcia Teixeira Furlani
Maria Ignez Pereira Barbosa
Rosilma Menezes Roldan
Sarah Rodriguez
Sílvia Teixeira Penteado
Terezinha Calçada

Cultura de Paz:
Camila Genaro
Carol Santos
Clara Sznifer
Claudia Alonso
Lenir Pereira
Maria Teresa Teixeira Pinto
Regina Alonso
Rosilma Menezes Roldan
Sarah Rodriguez
Sol Martines

Educação:
Carol Santos
Lúcia Teixeira Furlani
Sílvia Teixeira Penteado

Empoderamento Feminino:
Elza Pereira dos Santos
Maria Ignez Pereira Barbosa

Empreendedorismo:
Carol Santos
Joanna Rocha
Sarah Rodriguez

Incentivo à Leitura:
Camila Genaro
Conceição Dante
Clara Sznifer
Gesuína Domênica Ferretti
Helena Gomes
Madô Martins
Maria Teresa Teixeira Pinto
Regina Alonso

Inclusão Social:
Edna Daguer
Gilze Maria Costa Francisco
Lúcia Teixeira Furlani
Maria Ignez Pereira Barbosa
Marlene Zamarioli
Neuza Bento
Regina Célia Siqueira
Rosangela Grech
Samara Margareth Conceição Faustino
Terezinha Calçada

Meio Ambiente:
Catharina Apolinário
Thaís Horta Lotfi

Saúde da Mulher:
Gilze Maria Costa Francisco
Elza Pereira dos Santos
Vera Andrade

As indicadas ao Prêmio Anita Garibaldi em Defesa dos Direitos da Mulher serão votadas por categoria, em reunião especial da Comissão Julgadora,  e as vencedoras de cada categoria serão condecoradas em Sessão Solene da Câmara Municipal de Santos no dia 12 de março de 2014, às 19:00 horas.
Todas as 32 indicadas ao Prêmio Anita Garibaldi em Defesa dos Direitos da Mulher da cidade de Santos, receberão Certificados de Honra ao Mérito.  
Serviço:
Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Prêmio Anita Garibaldi em Defesa dos Direitos da Mulher
Dia 12 de março de 2014 – 19:00 horas
Local: Câmara Municipal de Santos

Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1, Santos SP  Brasil             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas para Marie Curie: livro para ouvir...

Livro para ouvir
Selo ONHU Brazil
Em 2013, a Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, está finalizando o projeto cultural sem fins lucrativos, Cartas para Marie Curie, Tributo ao 100º Aniversário do Prêmio Nobel em Química para Maria Sklodowska-Curie, celebrado em 2011 no Brasil e no exterior. O concurso cultural "Cartas para Marie Curie" promovido pela Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, compartilhou o legado de Marie Curie entre a juventude do Brasil, visando  popularizar a contribuição da Mulher para a Ciência. A Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, recebeu mais de duas mil cartas de todo o país, cartas inéditas, criativas  e solidárias,  com relatos dos estudantes do Brasil sobre suas vidas, sobre a vida e a obra de Marie Curie,  e de como a história de Marie Curie afetou suas vidas  na atualidade. A história de Marie Curie encantou a juventude  do Brasil de tal forma, que um grupo de jovens de São Paulo,  mobilizou o Núcleo de Juven…

Esferas Celestes: Nicolau Copérnico E A Astronomia Moderna

Estátua de Nicolau Copérnico na Polônia.
O Núcleo de Cinema Ambiental da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, celebradesde o início do ano de 2013, o Aniversário de 540 anos de Nascimento do Pai da Astronomia Moderna, Nicolau Copérnico, com sessões de cinema do filme documentário Esferas Celestes, produção brasileira de 2009, Ano Internacional da Astronomia, com direção de Ismael de Lima Jr. O filme é um tributo ao legadode Nicolau Copérnico para a humanidade; aborda de forma lúdica a história do astrônomo polonês, autor da obra “Sobre As Revoluções Das Esferas” (De Revolutionibus Orbium Coelestium). O filme Esferas Celestes foi exibido nas seguintes cidades: São Paulo (SP), Santos (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Londrina(PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte(MG); valorizando o cinema ambiental e a ecologia humana através de sessões de cinema voltadas para a popularização da Astronomia entre a juventude do Brasil.
O talentoso …

Inspiração para o voluntariado das Meninas e das Mulheres no Brasil

"Nós sonhamos com o dia em que vamos abrir os olhos e perceber que a igualdade de gênero estará presente em nossos dias, de que a hipocrisia humana vai acabar de uma vez por todas.
Nós mulheres estamos aqui para relembrar que somos importantes e que merecemos o devido valor não apenas hoje mas todos os dias.
Temos o direito de ser tratadas com dignidade, com respeito, educação e amor. Ser mulher sempre foi uma missão muito difícil, mas não podemos continuar aceitando a submissão como se fosse normal.
Quantas meninas e mulheres almejam por um mundo mais justo para todas e ainda passam em pleno século XXI pela desigualdade entre diversos abusos. É triste ouvir a frase : “não posso realizar meu sonho porque sou menina e não terei nenhuma chance”. Infelizmente essa é uma realidade próxima que precisa ser alterada e juntas podemos fazer a diferença e transformar a nossa sociedade em uma sociedade mais justa para as meninas e as mulheres.
Não queremos nos sentir inferiores com palavras d…