Pular para o conteúdo principal

Poemas De Origami Celebram os 120 Anos de Amizade Japão-Brasil


Créditos: ONH-U Brazil


O Brasil e o Japão celebram em 2015, os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, que iniciou as relações diplomáticas entre  ambos  em 05 de novembro de 1895, após compromisso firmado em Paris   pelos renomados  Embaixadores,  Soné Arasake  e Toledo Piza e Almeida; onde foi definido que, “haverá paz perpétua e amizade constante entre os Estados Unidos do Brasil e o Império do Japão”.
Em 1908, teve início o processo imigratório dos japoneses ao Brasil, com a chegada dos primeiros 781 imigrantes, a bordo do navio Kasato Maru, que aportou em Santos,  com destino às fazendas de café no interior de São Paulo.
No total, cerca de 250 mil japoneses emigraram para o Brasil. Atualmente, entre imigrantes e seus descendentes, são mais de 1,5 milhão de cidadãos – a maior comunidade japonesa fora do Japão.
Para celebrar os 120 Anos de Amizade entre o Japão e o Brasil, a Organização Neo Humanitarismo Universalista, mantenedora do Clube Sadako Sasaki, está realizando o lançamento do livro POEMAS DE ORIGAMI e o RECITAL DE POEMAS DE ORIGAMI em prol da difusão da cultura japonesa no Brasil e da cultura de paz no mundo. 

Sobre o livro Poemas de Origami




Origami é uma arte milenar do Japão, que consiste na criação de formas através da dobradura de papéis, sem o uso de cortes. Poema é uma obra literária, que emociona e sensibiliza o leitor.
Os Poemas de Origami representam a união da sensibilidade humana com a habilidade manual de poder criar formas apenas com um pedaço de papel; escritos à 7 mãos por duas jovens poetas: favorecendo a concentração, a paciência, a inspiração, a emoção, a dedicação, a composição e a satisfação pessoal de fazer algo realmente criativo entre centenas de dobraduras, versos, estrofes ou simplesmente prosa, repleta de sentimento, profundamente humana; sob os auspícios de paz e harmonia, das quatro estações do ano, que registram através de um haicai,   o passar do tempo entre o céu e a terra, do Oriente ao Ocidente.
São poemas do Brasil para o Japão, e do Japão para o mundo, oriundos do Porto de Santos,   onde em 1908, aportou o navio Kasato Maru, trazendo a bordo os primeiros 781 imigrantes japoneses.   

Sobre as Autoras do livro Poemas de Origami


Julia Mikita. Foto: Arquivo ONH-U.

Julia Mikita, tem 17 anos, é natural da cidade de São Paulo. Começou a escrever poemas e a fazer origamis desde os sete anos de idade. Atualmente é a Presidente do Clube Sadako Sasaki de Santos, litoral de São Paulo, e a idealizadora do Projeto Origami do Amor, um dos projetos vencedores do Programa Disney Amigos Transformando O Mundo de 2014. Participou de diversos projetos da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U,  e de recitais de poemas e leituras dramáticas no Parque da Aclimação, Casa das Rosas,  e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
A  jovem poeta gosta muito de ler, de praticar esportes e de jogar xadrez com os amigos. É voluntária do Clube de Leitura Lewis Carroll de Santos, onde colabora para a difusão do hábito da leitura entre as crianças

Isabella Pawlak. Foto: Arquivo ONH-U.

Isabella Pawlak, tem 15 anos, é natural de São Paulo. Desde pequena gosta de ler, escrever, e de desenhar. Manteve um blog com sua irmã, Julia, de poemas escritos por elas, quando eram crianças. Adora lasanha, é caseira e gosta de filmes. Sonha em um dia morar em L.A. e quem sabe trabalhar em Hollywood. Já participou de muitos projetos em conjunto com a Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, especialmente com o Núcleo de Cinema Ambiental. Recitar poemas e dobrar origamis fez parte da sua infância; assim como participar de projetos de incentivo a leitura e de preservação ao meio ambiente.  Atualmente, é Presidente do Clube de Leitura Lewis Carroll de Santos, litoral de São Paulo e voluntária do Clube Sadako Sasaki.

Sobre o Clube Sadako Sasaki

Uma proposta de Paz das meninas de Santos para o mundo; “almejamos compartilhar a arte do origami e a leitura de poemas, através de atividades recreativas  e ao mesmo tempo terapêuticas, voltadas para pacientes com câncer, com foco em crianças e idosos. Renovando assim, a esperança e fortalecendo os laços de solidariedade humana. Nossa proposta é voltada para o compartilhar da cultura de paz, porque é algo profundamente humano; algo que nos ajuda a levar paz para você e para o mundo. Um gesto simples de solidariedade, mas com o poder de fazer uma criança e um idoso sorrir. Isto é o Clube Sadako Sasaki de Santos.” 

Serviço

Lançamento do Livro Poemas de Origami das autoras Julia Mikita e Isabella Pawlak
Evento Certificado dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil

Oficina Cultural Pagu
Rua Espírito Santo, nº 17  Santos – SP
Data: 29 de Agosto de 2015 – 15:00 às 17:00 horas
Programação:
Sessão de Autógrafos do livro Poemas de Origami das autoras Julia Mikita e Isabella Pawlak
Recital de Poemas de Origami com Jam Pawlak
Distribuição de 120 Tsurus  em comemoração aos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil
Apoio Cultural: Oficina Cultural Pagu 

XVII Bienal Internacional do Livro Rio
All Print Editora
Pavilhão 3 Azul  Rua K - 06
Riocentro – Avenida Salvador Allende, nº 6555 – Rio de Janeiro – RJ 
Data: 04 de Setembro de 2015 – 15:00  às 17:00 horas
Programação:
Sessão de Autógrafos do livro Poemas de Origami das autoras Julia Mikita e Isabella Pawlak
Recital de Poemas de Origami com Jam Pawlak
Distribuição de 120 Tsurus em comemoração aos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil
Apoio Cultural: All Print Editora

Centro Cultural Hiroshima do Brasil
Rua Tamandaré, 800 - Liberdade - São Paulo - SP
Data: 30 de Outubro de 2015 - 17:00 às 19:00 horas
Programação:
Sessão de Autógrafos do livro Poemas de Origami das autoras Julia Mikita e Isabella Pawlak
Recital de Poemas de Origami com Jam Pawlak
Distribuição de 120 Tsurus em comemoração aos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil
Apoio Cultural: Centro Cultural Hiroshima do Brasil


Créditos: ONH-U Brazil

Comentários

  1. Que lindas!!
    jovens altruistas!!
    emanando a poesia!
    Isso que faz a gente acreditar...
    no mundo mais feliz!!
    e amoroso!!
    Patabens para as autoras...
    lindas jovens e claro pra
    vc Jam ...que fez germinar
    essas duas lindas sementinhas!!
    namaste!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Lady Dell! Um grande abraço!

      Excluir
    2. somos sempre #gratos
      Vcs fazem a diferença no mundo!!!
      um grande abraço



      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração para o voluntariado das Meninas e das Mulheres no Brasil

"Nós sonhamos com o dia em que vamos abrir os olhos e perceber que a igualdade de gênero estará presente em nossos dias, de que a hipocrisia humana vai acabar de uma vez por todas.
Nós mulheres estamos aqui para relembrar que somos importantes e que merecemos o devido valor não apenas hoje mas todos os dias.
Temos o direito de ser tratadas com dignidade, com respeito, educação e amor. Ser mulher sempre foi uma missão muito difícil, mas não podemos continuar aceitando a submissão como se fosse normal.
Quantas meninas e mulheres almejam por um mundo mais justo para todas e ainda passam em pleno século XXI pela desigualdade entre diversos abusos. É triste ouvir a frase : “não posso realizar meu sonho porque sou menina e não terei nenhuma chance”. Infelizmente essa é uma realidade próxima que precisa ser alterada e juntas podemos fazer a diferença e transformar a nossa sociedade em uma sociedade mais justa para as meninas e as mulheres.
Não queremos nos sentir inferiores com palavras d…

Global Youth Service Day - Jovens Poetas Em Ação

Jovens Poetas Em Ação celebram o Global Youth Service Day no Brasil.
Julia Mikita, ao centro, líder do projeto Jovens Poetas Em Ação no Brasil. GYSD 2015.  Foto: Arquivo ONH-U.
Jam Pawlak, Presidente da Organização Neo Humanitarismo Universalista com Julia Mikita, Presidente do Clube Sadako Sasaki. GYSD 2015. Brasil.  Foto: Arquivo ONH-U.
Jovens Poetas em Ação. GYSD 2015. Brasil.  Foto: Arquivo ONH-U.
"O próximo é cada ser humano, sem exceção." Antonio Frederico Ozanam Fundador da Sociedade São Vicente de Paulo em Santos 
Os Jovens Poetas Em Ação: levaram paz e harmonia através dos poemas de origami para os idosos do asilo da Sociedade São Vicente de Paulo em Santos, com a dedicação e o carinho da juventude em prol de uma causa humanitária do projeto Origami do Amor.  
Jovens Poetas Em Ação no asilo de idosos da Sociedade São Vicente de Paulo em Santos, SP, Brasil. GYSD 2015.  Foto: Arquivo ONH-U.
Música clássica para idosos. Apresentação especial de Isabella Pawlak. Jovens Poetas E…