Pular para o conteúdo principal

Prêmio Sadako Sasaki em prol da Igualdade de Gênero 2016


O legado humanitário de Sadako Sasaki, voltado para a difusão da cultura de paz, está diretamente ligado à sua história de força e sensibilidade; quando Sadako Sasaki percebeu que a guerra era a causa de todo aquele mal, devido à doenças e sequelas resultantes da exposição à explosão da bomba atômica, ela desejou com todas as forças do seu coração, que nenhuma criança jamais sofresse novamente por causa das guerras.

O Prêmio Sadako Sasaki almeja promover a integração das culturas do Oriente e do Ocidente, através do compartilhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, com ênfase no Objetivo 5: Alcançar a Igualdade de Gênero e empoderar mulheres e meninas. Sadako Sasaki acreditou na solidariedade internacional, e nós acreditamos que a solidariedade internacional deve ser incentivada entre as crianças e as suas famílias, ainda nos primeiros anos escolares, por um Planeta 50-50 em 2030. 

O Prêmio Sadako Sasaki acredita que o futuro da humanidade está nas mãos das crianças, das mulheres e das meninas do mundo, e que educar para a paz não é uma tarefa apenas das escolas, mas de todos os seres humanos de boa vontade.

Temos a satisfação de apresentar as Vencedoras do 1º Prêmio Sadako Sasaki em prol da Igualdade de Gênero no Brasil:

Ativismo Social e Desenvolvimento Sustentável: Rosa Richter

Biblioteca Sustentável: Adriana Ferrari

Cultura de Paz: Lia Diskin

Difusão dos Direitos da Mulher: Maria Sylvia Aparecida de Oliveira

Educação e Desenvolvimento Social: Iolanda Keiko Miashiro Ota

Escola de Cultura de Paz: Escola Estadual Cidade de Hiroshima

Empoderamento Feminino: Raquel Rosenberg

Incentivo à Leitura e Difusão do Livro: Bruna Vieira

Inclusão Social e Humanitária: Rosa Matsushita

Política Pública em Defesa dos Direitos da Mulher: Albertina Duarte Takiuti

Responsabilidade Social Empresarial: Rosely Ugolini

Saúde da Mulher: Gilze  Maria Costa Francisco  

As vencedoras do Prêmio Sadako Sasaki em prol da Igualdade de Gênero, receberão uma Condecoração de Honra ao Mérito, e terão seus nomes inscritos no Livro de Honra ao Mérito em Prol da Igualdade de Gênero, depositado na Câmara Municipal de São Paulo, em cerimônia comemorativa a ser realizada no dia  06 de agosto de 2016, no horário das 15:00 às 17:00 horas no Auditório Prestes Maia do Palácio Anchieta de São Paulo. 


R.S.V.P.: ngo.onh.u@gmail.com 


Realização: Organização Neo Humanitarismo Universalista
                     Vereador Gilberto Natalini - PV/SP Câmara Municipal de São Paulo

Apoio Cultural: MOA International Brasil

Apoio Institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas para Marie Curie: livro para ouvir...

Livro para ouvir
Selo ONHU Brazil
Em 2013, a Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, está finalizando o projeto cultural sem fins lucrativos, Cartas para Marie Curie, Tributo ao 100º Aniversário do Prêmio Nobel em Química para Maria Sklodowska-Curie, celebrado em 2011 no Brasil e no exterior. O concurso cultural "Cartas para Marie Curie" promovido pela Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, compartilhou o legado de Marie Curie entre a juventude do Brasil, visando  popularizar a contribuição da Mulher para a Ciência. A Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, recebeu mais de duas mil cartas de todo o país, cartas inéditas, criativas  e solidárias,  com relatos dos estudantes do Brasil sobre suas vidas, sobre a vida e a obra de Marie Curie,  e de como a história de Marie Curie afetou suas vidas  na atualidade. A história de Marie Curie encantou a juventude  do Brasil de tal forma, que um grupo de jovens de São Paulo,  mobilizou o Núcleo de Juven…

Esferas Celestes: Nicolau Copérnico E A Astronomia Moderna

Estátua de Nicolau Copérnico na Polônia.
O Núcleo de Cinema Ambiental da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, celebradesde o início do ano de 2013, o Aniversário de 540 anos de Nascimento do Pai da Astronomia Moderna, Nicolau Copérnico, com sessões de cinema do filme documentário Esferas Celestes, produção brasileira de 2009, Ano Internacional da Astronomia, com direção de Ismael de Lima Jr. O filme é um tributo ao legadode Nicolau Copérnico para a humanidade; aborda de forma lúdica a história do astrônomo polonês, autor da obra “Sobre As Revoluções Das Esferas” (De Revolutionibus Orbium Coelestium). O filme Esferas Celestes foi exibido nas seguintes cidades: São Paulo (SP), Santos (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Londrina(PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte(MG); valorizando o cinema ambiental e a ecologia humana através de sessões de cinema voltadas para a popularização da Astronomia entre a juventude do Brasil.
O talentoso …

O Empoderamento Feminino E O Desenvolvimento Sustentável No Brasil

Cerimônia de entrega do Prêmio Sadako Sasaki 2016. Fotografia de Isabella Pawlak.
"O Prêmio Sadako Sasaki em prol da Igualdade de Gênero, almeja dar visibilidade às ações humanitárias realizadas pelas meninas e pelas mulheres no Brasil, promovendo a integração das culturas, oriental e ocidental, utilizando para tanto o humanismo e o pacifismo. 
A solidariedade internacional deverá ser incentivada nas crianças, ainda nos primeiros anos escolares. O futuro da humanidade está nas mãos das mulheres e das crianças do mundo, e educar para a paz não é uma tarefa apenas das escolas, mas de todos os seres humanos de boa vontade.
A maior justificativa  do Prêmio Sadako Sasaki em prol da Igualdade de Gênero, está no intuito de proporcionar o reconhecimento público em prol da defesa dos direitos humanos da população feminina, preservando ainda a memória mundial sobre o legado humanitário de Sadako Sasaki, mais de meio século depois que Sadako perdeu sua vida aos 12 anos de idade, devido à e…