segunda-feira, 1 de julho de 2013

Desafios da Juventude do Mercosul

Foto: Juventude SP

Foi realizada na última sexta-feira, dia 28 de junho, a Conferência de Políticas de Juventude do Mercosul e seus Desafios, no Mendes Plaza Hotel de Santos, litoral de São Paulo. Na pauta da Conferência, organizada pela Coordenação Estadual de Programas para a Juventude da Secretaria de Esporte, de Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, destacaram-se as políticas públicas voltadas para a juventude do continente sul-americano.    

Foto: Claudia Cleto

A Conferência reuniu autoridades e especialistas em políticas públicas de juventude do Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Venezuela, que compartilharam suas experiências com o público jovem do Estado de São Paulo.

Foto: Claudia Cleto

O papel do jovem como protagonista da sociedade moderna foi  destacado pelo mediador da Conferência, Leonardo Paz Neves, do Instituto Millenium, bem como, pelos representantes do painel dos países membros associados do Mercosul: Colômbia, por Gustavo Niño Furnieles,  e México, por Daniel Coulomb. 

Foto: Claudia Cleto

Os jovens do Brasil, ouviram relatos impressionantes de especialistas  latino americanos sobre ações em desenvolvimento no Mercosul: ações culturais, sociais, e sustentáveis, que valorizam ideias sem fronteiras.   



Foto: Divulgação

A Bienal de Arte Jovem de Buenos Aires foi apresentada aos participantes da Conferência, como uma iniciativa do governo de Buenos Aires para a formação de jovens artistas,  incentivando o processo de produção e exposição de trabalhos, nas seguintes áreas: artes cênicas, artes visuais, artes audiovisuais e música.

Foto: Cúpula Social do Mercosul

A Conferência realizada na cidade de Santos, marcou ainda o encerramento do Ano da Juventude no Mercosul, celebrado entre julho de 2012 e julho de 2013, que promoveu a Democracia, Participação e Integração entre os jovens latino americanos.

A Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, participou da Conferência, representando núcleos de juventude das cidades de São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Agradecemos o convite da Coordenadora de Juventude do Estado de São Paulo, Janaína Lima.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário