Pular para o conteúdo principal

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental


"Todos estamos envolvidos e todos somos responsáveis. Preocuparmo-nos com o meio ambiente em que viverão as nossas crianças é ajudar a formar uma nova geração, que será dinâmica e criadora."
(Jacqueline Dana e Anne Denner - Ambientalistas Francesas)

O Núcleo de Cinema Ambiental, N.C.A. da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, tem como principais objetivos: inserir o audiovisual como instrumento de mobilização socioambiental entre as crianças, os adolescentes e os jovens do Brasil, através da produção de documentários, da promoção de debates sobre a temática do meio ambiente, e da difusão de conteúdos de qualidade do cinema ambiental.

O Núcleo de Cinema Ambiental, N.C.A. da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, registra como altamente recomendável a 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental Itinerância 2013.

A 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental Itinerância 2013 é uma realização da Ong Ecofalante, com curadoria de Francisco César Filho e direção geral de Chico Guariba. A mostra, foi criada em 2012 com o objetivo de chamar a atenção da população para questões de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas.

A programação de 2013 é baseada em sete eixos temáticos: água, cidades, contaminação, economia, globalização, mobilização, povos e lugares; contemplando ainda o público com sessões especiais, debates e mostra infanto-juvenil.

O homenageado da 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é o cineasta Aloysio Raulino (1947-2013), diretor de fotografia consagrado do cinema brasileiro, dirigiu três curtas-metragens: Lacrimosa, O Tigre E A Gazela e Porto de Santos.

Em exibição 42 filmes internacionais e 16 brasileiros. Destacamos como imprescindíveis para a difusão de conteúdos referentes ao cinema ambiental:


“Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo?”, Reino Unido, 2012, 97 min um diálogo global, da Islândia à Indonésia, entre o astro do cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetadas pela poluição de resíduos. Direção: Candida Brady.

“A Crise Global da Água”, EUA, 2011, 105 min com um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século; apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas ilustres como Peter Gleick, Alex Prud’homme, Jay Famiglietti e Robert Glennon. Direção: Jessica Yu.


A mostra infanto-juvenil selecionou uma obra prima do cinema ambiental, “A Baleia”, EUA, 2011, 85 min, a verdadeira história de Luna, uma jovem orca selvagem em busca da amizade das pessoas. Emocionante. Profundamente humano. Direção: Suzanne Chisholm e Michael Parfit. Destacando a produção cuidadosa de Scarlett Johansson e Ryan Reynolds.

Visite o Site da : 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esferas Celestes: Nicolau Copérnico E A Astronomia Moderna

Estátua de Nicolau Copérnico na Polônia. O Núcleo de Cinema Ambiental da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, celebra   desde o início do ano de 2013, o Aniversário de   540 anos de Nascimento do Pai da Astronomia Moderna, Nicolau Copérnico, com sessões de cinema do filme documentário Esferas Celestes, produção brasileira de 2009, Ano Internacional da Astronomia,    com direção de Ismael de Lima Jr.   O filme é um tributo ao legado   de Nicolau Copérnico para a humanidade; aborda de forma lúdica a história do astrônomo polonês, autor da obra “Sobre As Revoluções Das Esferas” (De Revolutionibus Orbium Coelestium). O filme Esferas Celestes foi exibido nas seguintes cidades: São Paulo (SP), Santos (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Londrina(PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte(MG); valorizando o cinema ambiental e a ecologia humana através de sessões de cinema voltadas para a popularização da Astronomia entre a juventud

Cartas para Marie Curie: livro para ouvir...

Livro para ouvir Selo ONHU Brazil Em 2013, a Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, está finalizando o projeto cultural sem fins lucrativos, Cartas para Marie Curie, Tributo ao 100º Aniversário do Prêmio Nobel em Química para Maria Sklodowska-Curie, celebrado em 2011 no Brasil e no exterior. O concurso cultural "Cartas para Marie Curie" promovido pela Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, compartilhou o legado de Marie Curie entre a juventude do Brasil, visando  popularizar a contribuição da Mulher para a Ciência. A Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, recebeu mais de duas mil cartas de todo o país, cartas inéditas, criativas  e solidárias,  com relatos dos estudantes do Brasil sobre suas vidas, sobre a vida e a obra de Marie Curie,  e de como a história de Marie Curie afetou suas vidas  na atualidade. A história de Marie Curie encantou a juventude  do Brasil de tal forma, que um grupo de jovens de São Paulo,  mobi

O Empoderamento Feminino E O Desenvolvimento Sustentável No Brasil

Cerimônia de entrega do Prêmio Sadako Sasaki 2016. Fotografia de Isabella Pawlak. "O Prêmio Sadako Sasaki em prol da Igualdade de Gênero, almeja dar visibilidade às ações humanitárias realizadas pelas meninas e pelas mulheres no Brasil, promovendo a integração das culturas, oriental e ocidental, utilizando para tanto o humanismo e o pacifismo.  A solidariedade internacional deverá ser incentivada nas crianças, ainda nos primeiros anos escolares. O futuro da humanidade está nas mãos das mulheres e das crianças do mundo, e educar para a paz não é uma tarefa apenas das escolas, mas de todos os seres humanos de boa vontade. A maior justificativa  do Prêmio Sadako Sasaki em prol da Igualdade de Gênero, está no intuito de proporcionar o reconhecimento público em prol da defesa dos direitos humanos da população feminina, preservando ainda a memória mundial sobre o legado humanitário de Sadako Sasaki, mais de meio século depois que Sadako perdeu sua vida aos 12 anos d