quinta-feira, 10 de outubro de 2013

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental


"Todos estamos envolvidos e todos somos responsáveis. Preocuparmo-nos com o meio ambiente em que viverão as nossas crianças é ajudar a formar uma nova geração, que será dinâmica e criadora."
(Jacqueline Dana e Anne Denner - Ambientalistas Francesas)

O Núcleo de Cinema Ambiental, N.C.A. da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, tem como principais objetivos: inserir o audiovisual como instrumento de mobilização socioambiental entre as crianças, os adolescentes e os jovens do Brasil, através da produção de documentários, da promoção de debates sobre a temática do meio ambiente, e da difusão de conteúdos de qualidade do cinema ambiental.

O Núcleo de Cinema Ambiental, N.C.A. da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, registra como altamente recomendável a 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental Itinerância 2013.

A 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental Itinerância 2013 é uma realização da Ong Ecofalante, com curadoria de Francisco César Filho e direção geral de Chico Guariba. A mostra, foi criada em 2012 com o objetivo de chamar a atenção da população para questões de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas.

A programação de 2013 é baseada em sete eixos temáticos: água, cidades, contaminação, economia, globalização, mobilização, povos e lugares; contemplando ainda o público com sessões especiais, debates e mostra infanto-juvenil.

O homenageado da 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é o cineasta Aloysio Raulino (1947-2013), diretor de fotografia consagrado do cinema brasileiro, dirigiu três curtas-metragens: Lacrimosa, O Tigre E A Gazela e Porto de Santos.

Em exibição 42 filmes internacionais e 16 brasileiros. Destacamos como imprescindíveis para a difusão de conteúdos referentes ao cinema ambiental:


“Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo?”, Reino Unido, 2012, 97 min um diálogo global, da Islândia à Indonésia, entre o astro do cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetadas pela poluição de resíduos. Direção: Candida Brady.

“A Crise Global da Água”, EUA, 2011, 105 min com um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século; apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas ilustres como Peter Gleick, Alex Prud’homme, Jay Famiglietti e Robert Glennon. Direção: Jessica Yu.


A mostra infanto-juvenil selecionou uma obra prima do cinema ambiental, “A Baleia”, EUA, 2011, 85 min, a verdadeira história de Luna, uma jovem orca selvagem em busca da amizade das pessoas. Emocionante. Profundamente humano. Direção: Suzanne Chisholm e Michael Parfit. Destacando a produção cuidadosa de Scarlett Johansson e Ryan Reynolds.

Visite o Site da : 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário