Pular para o conteúdo principal

II Encontro De Literatura Portuguesa Para Crianças



Convenção Sobre O Direito De Ler Das Crianças
Da Comunidade Dos Países De Língua Portuguesa
                                                                                                            
A difusão do livro e a promoção da leitura são os principais objetivos do II Encontro De Literatura Portuguesa Para Crianças de 7 a 14 anos.
As ações de mobilização infanto-juvenil do II Encontro De Literatura Portuguesa Para Crianças da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Santos, Prefeitura de Santos e Consulado Honorário de Portugal em Santos, almejam estimular o prazer da leitura entre as crianças através de um novo conceito entre arte/brincadeira/literatura: socializar para compartilhar o legado da língua portuguesa; visando a iniciação ao desenvolvimento cultural; literatura como instrumento de humanização e literatura para o resgate histórico da língua portuguesa.
A relação criança-livro é brilhantemente justificada na obra “Breve História Da Literatura Para Crianças Em Portugal”, da autora Natércia Rocha; “pensar nas crianças e nos problemas com elas relacionados implica a necessidade de ter em primeira linha valores do futuro; para elas tudo está no princípio, mesmo quando ao nascer se encontram já na posse de fatores determinantes da evolução que se seguirá, ou se as esperam situações fortemente condicionantes. Até essa luta individual e inevitável com o trazido e o encontrado está no princípio. Mas como perspectivar o futuro sem atender ao presente se é no presente que o futuro firma raízes? Tudo quanto  toca  a criança deve portanto ser cuidado com atenção e perícia para que não sejam gerados riscos ao desenrolar do futuro. Do muito que cerca a criança, os livros constituem elemento atuante, tanto pela presença como pela ausência. Desses livros – que são potenciais agentes modeladores dos seres do futuro que são as crianças de hoje. (...) O futuro do livro está nas mãos das crianças.”

A Literatura Portuguesa como instrumento de humanização das gerações futuras na Comunidade Dos Países De Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.

AUTOR HOMENAGEADO DO II ENCONTRO DE LITERATURA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS


SIDÓNIO MURALHA
Poeta: 1920 – 1982
Por Fanny Abramovich

QUANDO TUDO ACONTECEU...
1920: Em 28 de Julho, Sidónio Muralha nasce na Madragoa, Lisboa, filho do jornalista socialista Pedro Muralha. – 1941:Publica BECO, poesia político-social. – 1942: Com a chancela do “Novo Cancioneiro”, publica PASSAGEM DE NÍVEL, outros poemas de intervenção – 1943: Desembarca no Congo Belga, em exílio voluntário. Ali chegará a ser diretor geral daUnilever Internacional (SM estudara Ciências Econômicas e Financeiras em Lisboa e, mais tarde, estudará Administração de Empresas na Universidade de Louvain, na Bélgica). – 1944: Casa, por procuração (ela em Portugal, ele no Congo) com Maria Fernanda d’Almeida. O casal terá quatro filhos: Alexandre, José Ricardo, Beatriz e Mário Jorge. – 1950: Durante umas férias em Portugal, SM promove a edição de COMPANHEIRA DOS HOMENS, novos poemas político-sociais; e também do seu primeiro livro de poemas para crianças: BICHOS, BICHINHOS E BICHAROCOS. – 1960: Pressionados pela efervescência política, os Muralha se afastam do Congo e, durante dois anos, irão morar em Bruxelas. Neste período, contratado pela Unilever, SM viaja constantemente pelo mundo, prestando assessoria econômica a mercados financeiros. Estagia e trabalha em Bofatá, Guiné-Bissau, Ostende, Dakar, Londres e Paris. – 1961: SM chega sozinho ao Brasil (a família virá mais tarde). Em São Paulo, com o escritor Fernando Correia da Silva e o pintor Fernando Lemos (ambos portugueses) funda a Editora Giroflé, que irá revolucionar e criar um novo padrão para as publicações dirigidas às crianças. Apoio integral de intelectuais e artistas brasileiros, sucesso de crítica e fracasso de bilheteria. – 1962: A TELEVISÃO DA BICHARADA, poemas para crianças, chancela Giroflé, recebe o I Prêmio da Bienal do Livro de São Paulo. Entretanto, SM continua trabalhando para a Unilever no Brasil, prestando assessorias financeiras, proferindo conferências pelo país todo. Sempre bem sucedido. – 1963: SM publica OS OLHOS DAS CRIANÇAS. – 1974: Ao embarcar para visitar o Portugal libertado, SM declara: “Voltar não voltarei. Sempre lá estive.” – 1976: SM recebe o “Prêmio Meio Ambiente na Literatura Infantil” pelo seu livro VALÉRIA E A VIDA. – 1978: Falecimento de Maria Fernanda d’Almeida Muralha. – 1979: SM recebe o “Prémio Portugal 79 – Livro para Crianças” pelo seu HELENA E A COTOVIA. Casa com a médica obstetra Dra. Helen Butler, com quem passa a viver em Curitiba. – 1982: A 8 de dezembro falece em Curitiba, Paraná, Brasil. Sidónio Muralha (1)  foi um dos precursores do neo-realismo português com BECO (1941). Publicou 21 livros em prosa (contos, um romance, ensaio e depoimento) e versos para adultos e 15 para crianças, por editoras portuguesas e brasileiras. É considerado um dos melhores poetas para crianças em língua portuguesa.

     Aventuras Venturosas


 Perseguido pela polícia política salazarista resolveu embarcar com Alexandre Cabral para o Congo Belga. Como não falavam francês, contrataram uma professora com quem treinaram arduamente uma conversa-padrão até decorarem todas as respostas, sem se preocuparem em entender as perguntas... Com evidente surpresa, conseguiram o emprego.
Sidónio era campeão de pingue-pongue e durante a longa viagem marítima, mobilizou os passageiros para investirem em apostas na sua performance com a saltitante bolinha branca. Vitorioso nas disputas conseguiu algum dinheiro que o ajudou a se manter nos primeiros e difíceis tempos de África.
Ele mesmo conta, do seu jeito saboroso, suas primeiras experiências africanas e o desenrolar destas aventuras de exílio:
“Quando fui para o Congo, depois de uma conferência de Bento de Jesus Caraça, acompanhado de Alexandre Cabral e perseguidos pela polícia política, conseguimos um emprego, graças ao Soeiro Pereira Gomes (2), nosso querido camarada e amigo, na Unilever Internacional (quarto trust mundial, ironia do destino). Fui nomeado gerente de uma loja em Bukavu. Um dia, de repente, apareceu de “Cadillac” um indivíduo chamado Charles Jacquemart, o qual me perguntou que fazia eu ali como gerente, pois, como português, eu deveria estar atrás do balcão, a pesar cebola e batata e a cortar presunto. Pensei esmurrá-lo, mas isso colocar-me-ia na situação de ter de regressar a Portugal, de onde, depois, o Salazar nunca me deixaria sair. E decidi ir cortar presunto. Foram tempos difíceis e dolorosos. Então, prometi a mim mesmo arrebatar o lugar a esse diretor-geral que me havia ofendido. Segui cursos de especialização e freqüentava a Universidade de Lovaina, sempre que ia de férias. Galguei setecentos e vinte lugares e, sete anos depois, estava ao lado desse diretor-geral, como diretor comercial. Quando ele foi de férias escrevi um relatório sobre as suas atitudes desumanas, em relação ao pessoal, e acerca das inúmeras irregularidades cometidas. De Londres, recebi uma carta a nomear-me diretor-geral. Lembrei, mais tarde, a esse indivíduo que os portugueses eram para ser arremessados atrás dos balcões e ordenei-lhe que saísse imediatamente.
Escolhi o Brasil, sobretudo por causa da língua. Mas não acredito na existência de coisa mais trágica que o exílio.”
Entre as altas finanças, a administração exigente e a poesia chamante, viveu sempre de modo intenso e contrastante. Pulou, na mesma semana, da floresta úmida para alguma metrópole sofisticada. Voou entre a África e a Europa conseguindo pernoitar e produzir, em alguns dias intervalados, na selva e Paris, em Bruxelas ou em alguma aldeola perdida. Nunca perto da repetitiva monotonia...
Certa vez contou que fez: “em oito meses oitenta e oito mil quilômetros de avião e vinte e sete mil de estradas ”supervisionando várias equipes por todo o Brasil. Dizia e repetia enfaticamente: “A disciplina, a economia de meios, o ordenar as ideias e emoções de maneira harmoniosa e ao mesmo tempo direta, confundem por vezes no meu espírito poesia e organização. Existe em organização uma necessidade de criatividade e de pesquisa que não é incompatível com a poesia. As duas podem ajudar a salvar o mundo».
Viveu intensamente. Viajou incansavelmente.  Organizou obsessivamente. Poetou constantemente. 

MEGAFONE NO BECO


















 Com pouco mais de 20  anos, em 1941, Sidónio Muralha publicou seu primeiro livro - BECO - reunindo poemas de protesto social, de indignação com a ditadura salazarista, incorporando-se ao neo-realismo que então se iniciava e congregava poetas que ainda nem se conheciam, mas que bradavam - isolada e convictamente - pela justiça.
Em 1942, veio PASSAGEM DE NÍVEL e em 1950 COMPANHEIRA DOS HOMENS, mantendo a sublinhação denunciante das injustiças, soltando gritos raivosos com o descaso com os pobres, os velhos, os negros, as mulheres. Odes indignadas e loas compassivas a todos os marginalizados.
Luís Carlos, jornalista aposentado, comunista de carteirinha, se comove todas às vezes que relê algum destes poemas. Tem todos estes livros (e mais os outros que nunca foram mui divulgados e conhecidos...) em sua estante e em noites de insônia leva algum deles para a sua cabeceira. Então, lê- meditativamente- até a aurora se anunciar ou o sono chegar e o derrubar.
Maria Lúcia, professora liberal e liberada, não segura seu espanto com a estereotipia gritona e gritante dos versos e imagens. Leu por exigência escolar, fez a prova, declarou clara e explicitamente a sua opinião e foi reprovada. No ano seguinte releu os mesmos livros, elogiou no exame engolindo a sem-gracice e conseguiu a nota almejada. Às vezes, apanha um volume na biblioteca pública, folheia, se detém aqui ou ali e se pergunta o que Saramago ou o Álvaro Cunhal realmente diriam...
Sidónio Muralha fez várias profissões de fé. Uma delas: “Escrever é participar.”
Mais maduro, em 1963 publicou OS OLHOS DAS CRIANÇAS, 25 poemas embalados em requintado projeto gráfico. Neles se depara com a tristeza infinda pela solidão e miséria das crianças espalhadas pelo mundo. Desfilam garotos esfarrapados carregando o silêncio, despertando mal-estares em “implacáveis paisagens” . Flashes líricos e nostálgicos se mesclam com crianças indesejadas que “fustigam o rosto da cidade.”
O jornalista Luís Carlos copiou com tinta preta e letras imensas os versos que mais lhe tocaram deste livro e dependurou sobre a sua escrivaninha para se recordar sempre da premência do que  deve fazer:
“Olham os poetas as crianças das vielas
            mas não pedem cançonetas mas não pedem baladas
            o que elas pedem é que gritemos por elas
            as crianças sem livros sem ternura sem janelas
            as crianças dos versos que são como pedradas.”
A professora Maria Lúcia se debruçou na janela e cantarolou uma cantiga de antigamente. Lúdica, brincante, risonha. Depois, mansamente caminhou até à sua estante, vasculhou e encontrou o que desejava ler naquela exato momento. Se enroscou na poltrona aveludada e mergulhou nos sonetos de Florbela Espanca...
Quase uma década depois, em 1972, Sidónio  publicou O PÁSSARO FERIDO, reunindo muitos poemas e poucas crônicas. Neste pequeno volume, vagueia pelas saudades e reconhecimentos: dele mesmo, de cidades, amigos. Adentra por espantos jubilosos: “Não tenho tempo para ter idade.”, por ternuras contidas, usa de demolidora ironia com heróis pouco heroicos, ousa novas buscas.
No pórtico se lê outra profissão de fé: “Nasci homem, antes de ser poeta. Minha poesia nunca trairá os homens, meus companheiros. Se eles sofrem, ela, que faz parte de mim, sofre com eles e tem movimentos de fúria e de raiva como os bichos encurralados.”
Pela primeira vez, o velho jornalista e a jovem professora que nem se conheciam, concordaram. 

SÓ SABIA O SABIÁ






















 Sidónio cocoricou e começou a poetar para crianças. Em 1950 publicou BICHOS, BICHINHOS E BICHAROCOS uma coletânea divertida, onde se a criança, espanta, brinca, busca aliterações, segue brigas, surpreende. Verseja breve ou se estende por poemas compostos por várias estrofes, sem temer que a criança-leitora desista de chegar ao longínquo final...
Certa vez, perguntado, respondeu: “ Sempre me interessei pelas crianças e dou tudo o que de melhor para dar quando escrevo para elas...Quando escrevo, vejo desfilar imagens da infância que gostaria de ter tido mas não tive, porque custava muito caro. Quero entregar às crianças de hoje o que gostaria de ter recebido. Se não lhes dou mais e melhor é porque não sei. É tudo.”
Audaciou, criou, brincou. Em A TELEVISÃO DA BICHARADA, de 1962 - sem dúvida seu melhor livro - desconserta com os inesperados risonhos:
“Boa Noite.
            A zebra quis
            ir passear
            mas a infeliz
            foi para a cama
- teve que se deitar
            porque estava de pijama.”
quebra os preconceitos, aplaude a miscigenação (tão ao gosto luso), se encanta com o novo resultado:
“Se é branca a gata gatinha
            e é preto o gato gatão
            como é que são os gatinhos?
- os gatinhos eles são,
            são todos aos quadradinhos.”
produz o puro deleite ao narrar a oferenda, um lenço colorido, que a girafa deu ao seu marido:
“Que alegria!
          - disse o marido -
          ponha a pata
          nesta pata,
          com um pescoço
          tão comprido
          você não podia
          ter-me comprado
          uma gravata.”
Sempre humorado, abençoadamente politicamente incorreto nestes momentos criançais, ludicamente conta a conversa entre dois tatus gagos, descreve a imensidão do elefante ou o encantamento vaidoso do cardeal ao ver sua própria imagem espelhada... Não é conivente com as mentiranças natalinas e jocosamente adentra pelo sotaque espanhol dum peru nascido no Peru, cujo destino fatal é conclusivo: “se não houvesse Natais, haveria perus a mais.”
Nestes poemas, irresistível é o ritmo chamante, bailante, sensual, convidativo para os olhos se debruçarem  na leitura e os pés e as mãos marcarem os pontos de parada e de andada.
“A floresta
            acordada
            pela madrugada
            de um dia
            de festa
            abria
            a saia rodada”
ou
“partiu do canteiro
           e o marinheiro
           partiu,
           partiu o navio,
           partiu o marinheiro.”
O velho jornalista Luís Carlos vagueou seguindo seu cigarro aceso, espiralou a fumaça e quis que ela também lhe trouxesse a suave boniteza reencontrada:
“ - mas do cachimbo saíram a voar
            um colibri,
               dois colibris
                  três colibris.”
A jovem professora Maria Lúcia festejou a alegria e a poesia descobertas naquele doce e ocasional momento  e  dizendo pela primeira vez:
            “Era um sábio o sabiá.”
sabendo que assim falava do sabiá Sidónio Muralha, que até então tão mal conhecia e tão pouco sabia...
Em A DANÇA DOS PICAPAUS, lançado em 1976, Sidónio continua encantando e provocando, num  jogo inusitado entre vários bicharocos , respostas inusitadas da criança-leitora. Propondo que ela faça a prova dos nove se acreditar que a onça é um gato crescido, lendo anúncios chorosos de quem enfrentou  agruras dolorosas:
“Urso procura mel
            que não tenha abelhas”.
chamando para o movimento contínuo ao se deixar levar pela irresistível sonoridade:
“Quebra-se o ovo da rola
             sai uma rola do ovo
                que bota um ovo de rola
             e tudo começa de novo.”
VOA, PÁSSARO, VOA, lançado em 1978, é a edição portuguesa destes dois deliciosos livros poemais publicados no Brasil. Reúne as 16 poesias da TELEVISÃO DA BICHARADA , outras 10 da DANÇA DOS PICAPAUS e agrega dois inéditos... FILM  EN COULEUR, de 1981, também reimprime poemas da TELEVISÃO DA BICHARADA e alguns outros pedindo tradução urgente para as crianças que - ainda - só leem em português.
Importante é assinalar que o parceiro visual, o ilustrador e programador gráfico mais constante do poeta Sidónio foi o artista plástico Fernando Lemos, também nascido nas terras lusitanas.
Em 1981, saiu a ciranda lírica TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO e em 1983 O ROUXINOL E SUA NAMORADA onde- entre namoricos passarinhais e de outros bicharocos, se estende a ternura, a procura da liberdade e se reencontra, espalhados pelas páginas, os trocadilhos divertidos, as aliterações inventivas, o ritmo chamante.
A professora Maria Lúcia sentiu subir a indignação. Se perguntou e não conseguiu se responder porque seus professores, quando ela era ainda uma criança, não leram os poemas infantis de Sidónio Muralha para ela e seus colegas. Teria sorrido, se surpreendido, se espantado, se divertido. Teria simplesmente adorado! Teria se iniciado antes nas delícias da poesia... Festejou o que agora sabia. Sabia o que leria para seus alunos, logo amanhã.
“mas onde estava a alegria
             mas onde estava a poesia
             só  sabia
             o sabiá.
             (...)
              - era um sábio o sabiá.”
Sidónio Muralha foi vanguarda na forma de versejar para crianças. Inventou, brincou, inovou, deleitou. E permanece ocupando um dos primeiros lugares entre os que melhor escreveram poesia infantil, em língua portuguesa, no século 20. 

PERDIDO NA PROSA EMPERRADA



 Sidónio Muralha também se dirigiu às crianças pelas veredas da prosa e narrou nove histórias, editadas em Portugal ou no Brasil.
O jornalista Luís Carlos conta - sempre emocionado - aos seus netos O COMPANHEIRO e A AMIZADE BATE À PORTA (ambos de 1975) e CATARINA DE TODOS NÓS (de 1979). Relembra seu próprio fervor quando da Revolução de Abril, faz sua voz ressoar mais forte e firme ao ressaltar o discurso político, os males da colonização, a bravura da camponesa anti-racista.
A professora Maria Lúcia não disfarça sua irritação com o dogmatismo, o maniqueísmo, a discurseira político ensinante destas histórias. Procura a poesia solta e sábia e só encontra a prosa travada.
Luís Carlos considera fundamental o eixo de VALÉRIA E A VIDA (1976), um brado contra a poluição nefasta. Não duvida, na firmeza de sua crença convicta: tem que se conscientizar as crianças. Nada é mais importante num livro que se quer e se pretende livro! Maria Lúcia se espantou com a quantidade de frases feitas que encontrou nestas páginas, com a ausência de sabor, de vitalidade...Se disse: ”decididamente não sou adepta duma história que se encolhe e se estreita para dar passagem ao recado-da- participação. Quero literatura, não manifestos. Para mim e para meus alunos.”
Em SETE CAVALOS NA BERLINDA (1977), Maria Lúcia volteou surpreendida. Nas primeiras páginas soltura e leveza, seguidas dum sensível lirismo. Logo empacou. O texto não a fez cavalgar, galopar, nem trotar como os cavalos. Olhou ressabiada, dispensou a carruagem e pegou um poético e colorido bonde que por ali passava e que prometia lhe fazer chegar num lugar cheinho de gostosuras e belezuras. Encheu-se de saborosas expectativas...
Luís Carlos guarda há anos, com especial desvelo HELENA E A COTOVIA (1979). Sente-se comovido com os voos libertadores dos pássaros. Encolhe-se na sua cinzenta poltrona e relembra quantas vezes se deparou com estas imagens...Não, não se importa com a obviedade, com o moralismo explícito, nem com os imensos e intermináveis parágrafos. Persiste na sua insistência convicta: seus netos e todas as crianças-leitoras-do-mundo ainda vão entender a amplitude da libertação dos pássaros e de todas as espécies aprisionadas... Fechou o colarinho impecavelmente branco e refez o nó da gravata.
Sidónio, uma vez perguntado, respondeu o que o levava a escrever para este público: “É importante escrever para as crianças e os jovens como um corredor de estafetas que passa o testemunho, para outros prosseguirem, e depois sai do campo, apaga-se, desaparece, leva com ele a certeza do dever comprido.” Ele optou pela tarefa, não pelo deleite provocativo que a literatura pode trazer.
Publicou ainda OS TRÊS CACHIMBOS, um croquis promissor dum texto não finalizado, o divertido O TREM CHEGOU ATRASADO e um ambíguo A REVOLTA DOS GUARDAS CHUVAS, onde se debate entre o non-sense e a chamada ensinante sobre os males da tirania, sem se resolver sobre o tom buscante.
Sidónio declarou certa feita: “Tanto a prosa como o verso para crianças têm que ter ritmo, têm que saber sentido de humor, têm que saber brincar, encaixar as frases umas nas outras, têm que despertar na criança o desejo criativo”.
A professora Maria Lúcia embasbacou quando leu esta resposta. Empalideceu, enraivou. Achou todos estes elementos na poesia do sabiá poeta. Não na sua prosa. Em alguns momentos encontrou um esboço de humor, de non-sense divertido e soltamente brincante, mas sempre apegado a um pano de fundo politizante. Não sentiu as frases encaixadas, escorrendo deslizantemente pelas páginas impressas. Leu um texto sem fluidez, sem envolvência. Não se seduziu, não embarcou e muito menos se viu com seus ímpetos criativos atonados e aflorados. Encontrou personagens apenas esboçados e o prosador preso, sem voar como já tinha mostrado que podia e sabia em seus encantados poemas.
O jornalista Luís Carlos perplexou. Gostou sempre destas histórias, exatamente porque não cediam às brincadeiras bobas e alienantes e ressaltavam a seriedade dos assuntos focados. Fosse a luta antifascista ou a antipoluição, a solução era sempre libertária. Mais do que demonstrados, muito bem provados. Estes eram os temas certos para se falar com as crianças, se repetiu. Gostou porque os personagens não se debatiam em conflitos ou impasses, tão ao gosto dos moderninhos sem compromissos com a luta maior. Gostou sempre porque os personagens não eram maiores do que a história. Gostou sempre, porque a narrativa é simples, clara, caminha numa reta que sabe onde vai chegar. Como todos os homens que lutam por um mundo mais justo! Luís Carlos apanhou vários volumes da prosa escrita por Sidónio e se dirigiu à casa dos netos para viverem, juntos, um entardecer esclarecedor.

A EDITORA GIROFLÉ










No início dos anos 60, em São Paulo, alguns intelectuais e artistas portugueses capitaneados por Sidónio Muralha, Fernando Correia da Silva e Fernando Lemos, arregimentaram e se cercaram de vários profissionais liberais brasileiros e de exilados portugueses e se reuniram para formatar uma editora absolutamente original: a GIROFLÉ.
Nas pequenas saletas, o clima era de permanente efervescência, febricitação, criatividade impulsionadora e fazedora.
Pela primeira vez, no Brasil, uma editora se dedicava exclusivamente a livros para crianças... E que livros! Ousados no formato retangular, alongado, com um projeto gráfico belo e requintado e belo, papel kraft, capa dura...
Lançaram cinco títulos. Histórias ou poemas escritos por Cecília Meireles, Gerda Brentani, Fernando Correia da Silva, Guilherme de Figueiredo e Sidónio Muralha que por lá editorou o seu maior sucesso e também o maior sucesso da Giroflé: A TELEVISÃO DA BICHARADA (posteriormente relançado por duas outras editoras brasileiras).
Ilustradores do porte de Maria Bonomi e Fernando Lemos, um livro exibindo fotos de Dulce Carneiro no lugar de desenhos, mudava o conceito de ilustração do livro infantil... Inovações em cima de inovações!
O Boletim Pedagógico Giroflé sacudia a cabeça dos professores e pais, propondo questões, levantando novas angulações, ampliando o conceito do que fazer e suscitar nas crianças...Cartões postais reproduzindo desenhos infantis, impressos em impecável qualidade gráfica, embalados em envelopes de design avançado mostravam registros impactantemente coloridos do real olhar da criança. Esteticamente educativos.
A Giroflé buscou o humor, a leveza, o requinte, a formosura. A narrativa bem estruturada, a escrita de qualidade. Trouxe autores e ilustradores que nunca tinham escrito ou desenhado para crianças. Tratou a criança com atento respeito por sua inteligência e percepção atilados. Deslumbrou gentes de todas a idades. Inovou em tudo! Sua ousadia formal e textual (quase 40 anos depois) ainda não foi alcançada por nenhuma outra editora e está longe de ser superada.
Para quem lida com livros infantis, a chegada destes arrojados intelectuais e artistas portugueses, foi mais importante e impulsionante do que a de Cabral com suas caravelas. Trouxeram, efetivamente, a descoberta! 

O SORRISO DE SIDÓNIO

Sidónio Muralha foi um homem sorridente, gargalhante, certo de suas certezas, entusiasmado, vital, por vezes arrogante, como acrescentaria o jornalista Luís Carlos brindando com seus amigos:  Como ele gostava de mandar as suas pedradas no charco, como a do BECO em 1941, poesia político-social quando a maioria dos poetas, para não sujar as mãos, declamava em esferas metafísicas... Foi a exultação da militância antifascista portuguesa.
E como agregaria a professora Maria Lúcia : Ainda bem que surgiram poetas como ele, que abriram as portas e vielas para que eu pudesse caminhar livre e solta por Lisboa.
Sidónio Muralha foi um enfático, sedutor, arrebanhador de carneiros para se aliarem às suas inadiáveis teimosias, generoso, cobrante, trabalhador, bon-vivant. Um homem dialético.
Escrevia sempre, onde estivesse. Em restaurantes ou aviões, na escrivaninha ou em alguma sala de espera. Apanhava qualquer papelucho disponível, um guardanapo de papel escondido, segurava sua majestática caneta e se punha a versejar. Por puro e irresistível impulso. Raro sair dum jantar, com ele, sem levar - na bolsa - um poeminha divertido, sarcástico e sintetizador do acontecido na noitada.
Sempre foi um correspondente contumaz. Avalanches de cartas para amigos anônimos ou afastados, para escritores famosos, para toda e qualquer criança que com ele quisesse conversar.
Íntegro, solidário, definiu assim a sua rota:
“Parar. Parar não paro.
      Esquecer. Esquecer não esqueço.
      Se carácter custa caro
      pago o preço.”
Pagou!
__________________
(1)     Em homenagem ao falecido marido, a Dra. Helen Butler Muralha organizou e dirige a Fundação Sidónio Muralha
Rua Desembargador Westphalen, 1014
(80230- 100) - Curitiba - Paraná - Brasil

(2)     Soeiro Pereira Gomes, que também trabalhou e viveu em África, escreveu um romance notável, ESTEIROS, na beira-Tejo os meninos sem infância. Morreu, de mal incurável, durante a clandestinidade antifascista, solidão.
No II Encontro De Literatura Portuguesa Para Crianças acontecerão leituras públicas da obra de Sidónio Muralha, uma gentileza da Fundação Sidónio Muralha.

Instalação “Tributo à Sidónio Muralha”

Convite especial:  


Exposição Virtual de Artes Plásticas, Fotografia e Poesia:

  A Exposição Virtual de Artes Plásticas, Fotografia e Poesia: Expedição Caravelas  - Conexão Santos-Coimbra; almeja inserir as artes plásticas, a fotografia e a poesia  como instrumentos de mobilização socioambiental entre os jovens cidadãos da cidade de Santos, que prestam uma homenagem poética à Cidade De Coimbra, Cidade do Conhecimento, Cidade dos Estudantes. Homenageando Portugal com as cores vibrantes do maior Porto do Brasil, através de um programa de intercâmbio e difusão cultural denominado Expedição Caravelas 2013.
Exposição da Coleção  de Cartões Postais “12 Retratos do Porto de Santos” com reproduções de Pinturas Originais realizadas por jovens da Rede Pública Municipal de Ensino Fundamental I e II de Santos do Projeto Coeducação de Gerações da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, com a Coordenação Artística do artista plástico, fotógrafo e poeta Amorim, graduado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Exposição Fotográfica Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Santos – Fotógrafo: Amorim




 Exposição Fotográfica de Joanna Rocha
Poemas de Teresa Teixeira, Embaixadora Oficial do II Encontro De Literatura Portuguesa Para Crianças



TERESA TEIXEIRA
EMBAIXADORA OFICIAL DO II ENCONTRO DE LITERATURA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS

Teresa Teixeira, Embaixadora Oficial do II Encontro de Literatura Portuguesa Para Crianças.


Portuguesa, vive no Brasil há mais de 30 anos. Com ampla experiência internacional, residiu em vários países; tem estudos em Pedagogia, especializações em Educação, Interfaces, Religião, no Brasil. Estudos em Ciências do Trabalho, Graduação e Mestrado, na Bélgica, e em Política, na Rússia. Em sua vida profissional pode estender estes conhecimentos ao Turismo de Eventos, no Paraná. Atualmente, reside em Santos e dedica-se à literatura, poesia, em arte digital.  

Celebrando a Literatura Infantil Portuguesa na cidade de Santos com participações especiais de:

Luciana Mello, Coordenadora da Biblioteca Hans Christian Andersen de São Paulo apresentando "Contos Populares Portugueses."

Festa literária portuguesa com o Grupo Poetas Vivos de Santos.

Apresentação: Jam Pawlak, Presidente da Organização Neo Humanitarismo Universalista.


Projeto Leia Comigo da Fundação Educar DPaschoal
Fundação Sidónio Muralha

O Mundo Encantado das Brincadeiras Portuguesas:

Amarelinha, Peteca, Pula corda, Brincadeiras de roda!

Passeio Literário com a Boneca Emília da obra de Monteiro Lobato na Exposição Estação Da Língua – Museu da Língua Portuguesa em Santos  SP

Concepção & Realização:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Art For Peace - Campanha Educativa 2018

Art For Peace com Julia Mikita.  O Clube Sadako Sasaki da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, instituição voltada para a cultura de paz, difusão da literatura e educação ambiental, está lançando em 2018 a campanha educativa: Art For Peace,  com o  objetivo de inserir a cultura de paz como instrumento de mobilização socioambiental entre as crianças, os adolescentes e os jovens do século XXI, através da realização de oficinas de origami,   da promoção de debates e mostras de cinema ambiental com foco na  temática da sustentabilidade e do entendimento global,  almejando sempre conscientizar as futuras gerações sobre a ameaça das armas nucleares. Atualmente, as nações nucleares possuem armas nucleares suficientes para aniquilar toda a vida do Planeta Terra centenas de vezes. A campanha educativa  Art For Peace, realizará ainda Intervenções Urbanas com a participação especial das meninas do Clube Sadako Sasaki, voltadas para a Preservação da Vida no Planeta

Crane Heart GYSD 21 Brazil

  Crane Heart GYSD21 Brazil   Crane Heart is an online activity aimed at youth in order to share the art of origami, and meditation for the health of all people on Planet Earth, at the Global Youth Service Day 21, through the YouTube Channel Studio Julia Mikita.   The young origami designer and President NGO ONH-U Brazil Julia Mikita will present a video workshop in which she will share the art of folding the Crane Heart, and the blue meditation alluding to Earth Day. Julia Mikita, é a atual Presidente da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U Brazil, e está representando os jovens voluntários do Brasil na incrível jornada do Global Youth Service Day 21. Mensagem da Presidente da ONH-U Brazil: "Eu tenho a honra de apresentar a ação da minha ONG intitulada Crane Heart, diretamente da cidade de Ribeirão Preto, do Estado de São Paulo, do Brasil, da América do Sul. Crane Heart  é uma atividade online direcionada para a juventude com o intuito de compartilhar a arte do or

Cartas para Marie Curie: livro para ouvir...

Livro para ouvir Selo ONHU Brazil Em 2013, a Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, está finalizando o projeto cultural sem fins lucrativos, Cartas para Marie Curie, Tributo ao 100º Aniversário do Prêmio Nobel em Química para Maria Sklodowska-Curie, celebrado em 2011 no Brasil e no exterior. O concurso cultural "Cartas para Marie Curie" promovido pela Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, compartilhou o legado de Marie Curie entre a juventude do Brasil, visando  popularizar a contribuição da Mulher para a Ciência. A Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, recebeu mais de duas mil cartas de todo o país, cartas inéditas, criativas  e solidárias,  com relatos dos estudantes do Brasil sobre suas vidas, sobre a vida e a obra de Marie Curie,  e de como a história de Marie Curie afetou suas vidas  na atualidade. A história de Marie Curie encantou a juventude  do Brasil de tal forma, que um grupo de jovens de São Paulo,  mobi